Istambul

Cidade Azul

Super Istambul

Dizem que é o maior mercado coberto do mundo. Por entre um labirinto de ruas, no Grande Bazar (des)alinham-se quatro mil lojas, cobertas por uma imensidão de produtos, uns mais tradicionais que outros, de candeeiros de vidro a louça ricamente adornada, passando pelas jóias e até por várias especiarias que só conhecemos dos livros. Começa a viagem a Istambul....

A língua turca é um sério obstáculo à orientação, não conte com placas em inglês
O nazar boncuk, um olho de vidro azul tido como talismã contra o mau-olhado, aparece um pouco por todo o lado. É, ao lado da figura do Atatürk, um dos símbolos nacionais da Turquia. Mesmo que não tencione comprar nada, a paragem no Grande Bazar é obrigatória, nem que seja para ver os tectos abobadados, mas dificilmente sairá de mãos a abanar.

O grande problema deste e de quase todos os mercados de Istambul é a insistência dos vendedores, que muitas vezes roça o assédio. Falam connosco em pequenos monossílabos de várias línguas até conseguir uma reacção. O mais certo é que enquanto passeamos de máquina fotográfica a tiracolo e sacos de compras nas mãos, tenhamos de dizer muitas vezes “não, obrigada”.

Para mais informações não hesite em contactar-nos!!!


Partilhe